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[ShopeePay] MED na ShopeePay: Como solicitar o reembolso de um Pix?

| O que é MED?

O MED, ou Mecanismo Especial de Devolução, é um processo do Banco Central para tentar recuperar valores de transações Pix em casos de fraude, como golpes ou crimes cibernéticos.

Quando você nos avisa sobre uma fraude, nós iniciamos o processo do MED. Isso nos permite notificar a instituição que recebeu o seu dinheiro, que por sua vez, tentará bloquear o valor na conta do golpista.

É importante saber que o MED é uma tentativa de recuperação, mas não garante o reembolso. A devolução só é possível se houver saldo na conta do fraudador.

 

| Como abrir um pedido de reembolso Pix no aplicativo?

 

Se você foi vítima de golpe, o pedido deve ser feito diretamente pelo app.

 

1. Acesse a aba 'Eu' no seu aplicativo, depois 'ShopeePay'.

2. Selecione a opção 'Pix' e na aba 'Outros Serviços' escolha 'Pedidos de Reembolso'.

3. Ao selecionar 'Criar pedido de reembolso', você verá suas transações pix elegíveis para reembolso nos últimos 80 dias.

4. Escolha a transação que deseja contestar e selecione o motivo. Caso a transação seja um Pix Automático, os motivos de escolha serão um pouco diferentes.

5. Siga o restante do fluxo e confirme o pedido de reembolso.

 

⚠️Importante:

Em casos de Boleto Fraude/Golpe, o processo é diferente e requer o envio do comprovante para o nosso time de segurança via chat de atendimento.

 

| Prazos e Status do pedido de reembolso

 

Após a criação do pedido, a instituição recebedora tem até 7 dias corridos para analisar o caso e dar uma resposta (aprovação ou rejeição).

 

Se o pedido for aprovado, o valor leva até 2 dias para cair na sua carteira ShopeePay.

 

O histórico e o status de todos os seus pedidos de reembolso podem ser encontrados no próprio caminho de solicitação:

 

1. Acesse a aba 'Eu' no seu aplicativo, depois 'ShopeePay'.

2. Selecione a opção 'Pix' e na aba 'Outros Serviços' escolha 'Pedidos de Reembolso'.

3. Ao selecionar 'Meus Reembolsos', você verá uma lista com o histórico de pedidos de reembolso.

 

Pedidos de reembolso podem estar nos seguintes status: 

 

Pendente: pedido criado pendente aprovação

Cancelado: pedido cancelado pelo usuário

Aprovado: reembolso aprovado, pagamento a ser realizado em até 2 dias

Rejeitado: pedido de reembolso rejeitado pelo recebedor

 

| Como cancelar um pedido de reembolso

 

Para cancelar um pedidos de reembolso via MED, siga o passo a passo abaixo em seu aplicativo Shopee:

 

1. Acesse a aba 'Eu' no seu aplicativo, depois 'ShopeePay'.

2. Selecione a opção 'Pix' e na aba 'Outros Serviços' escolha 'Pedidos de Reembolso'.

3. Ao selecionar 'Meus Reembolsos', você verá uma lista com o histórico de pedidos de reembolso.

4. Selecione o pedido que deseja cancelar e clique em 'Cancelar pedido'.

 

| Motivos para rejeição do reembolso

 

Se o seu pedido de reembolso foi rejeitado, é importante entender que a aprovação ou rejeição não depende da Shopee, a não ser que a conta recebedora seja da ShopeePay. A decisão é da instituição que recebeu o Pix, após a análise.

 

Os motivos mais comuns para a rejeição são:

 

Saldo Indisponível: A conta do recebedor já estava sem saldo no momento em que a notificação foi enviada, impossibilitando o bloqueio e a devolução do valor.

 

Transação Não Classificada como Fraude: A instituição recebedora não identificou o Pix como fraude após a análise interna deles.

 

⚠️Importante:

Uma vez que o pedido é rejeitado pela instituição recebedora, não é possível reverter a decisão ou reabrir o processo.

 

| Saldo bloqueado por infração

 

Se você recebeu uma notificação sobre um bloqueio em seu saldo, isso significa que a pessoa que enviou o Pix para você abriu um pedido de reembolso por suspeita de fraude (MED).

 

O bloqueio é uma medida de segurança obrigatória para garantir a devolução, se necessário.

 

O valor passará por análise de até 7 dias corridos.

 

Se o pedido for aprovado: O valor será devolvido à conta de origem.

 

Se o pedido for rejeitado: O valor será liberado e voltará a ficar disponível para uso normal na sua carteira ShopeePay.

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