| Como abrir um pedido de reembolso Pix no aplicativo?
Se você foi vítima de golpe, o pedido deve ser feito diretamente pelo app.
1. Acesse a aba 'Eu' no seu aplicativo, depois 'ShopeePay'.
2. Selecione a opção 'Pix' e na aba 'Outros Serviços' escolha 'Pedidos de Reembolso'.
3. Ao selecionar 'Criar pedido de reembolso', você verá suas transações pix elegíveis para reembolso nos últimos 80 dias.
4. Escolha a transação que deseja contestar e selecione o motivo. Caso a transação seja um Pix Automático, os motivos de escolha serão um pouco diferentes.
5. Siga o restante do fluxo e confirme o pedido de reembolso.
Em casos de Boleto Fraude/Golpe, o processo é diferente e requer o envio do comprovante para o nosso time de segurança via chat de atendimento.
| Prazos e Status do pedido de reembolso
Após a criação do pedido, a instituição recebedora tem até 7 dias corridos para analisar o caso e dar uma resposta (aprovação ou rejeição).
Se o pedido for aprovado, o valor leva até 2 dias para cair na sua carteira ShopeePay.
O histórico e o status de todos os seus pedidos de reembolso podem ser encontrados no próprio caminho de solicitação:
1. Acesse a aba 'Eu' no seu aplicativo, depois 'ShopeePay'.
2. Selecione a opção 'Pix' e na aba 'Outros Serviços' escolha 'Pedidos de Reembolso'.
3. Ao selecionar 'Meus Reembolsos', você verá uma lista com o histórico de pedidos de reembolso.
Pedidos de reembolso podem estar nos seguintes status:
Pendente: pedido criado pendente aprovação
Cancelado: pedido cancelado pelo usuário
Aprovado: reembolso aprovado, pagamento a ser realizado em até 2 dias
Rejeitado: pedido de reembolso rejeitado pelo recebedor
| Como cancelar um pedido de reembolso
Para cancelar um pedidos de reembolso via MED, siga o passo a passo abaixo em seu aplicativo Shopee:
1. Acesse a aba 'Eu' no seu aplicativo, depois 'ShopeePay'.
2. Selecione a opção 'Pix' e na aba 'Outros Serviços' escolha 'Pedidos de Reembolso'.
3. Ao selecionar 'Meus Reembolsos', você verá uma lista com o histórico de pedidos de reembolso.
4. Selecione o pedido que deseja cancelar e clique em 'Cancelar pedido'.
| Motivos para rejeição do reembolso
Se o seu pedido de reembolso foi rejeitado, é importante entender que a aprovação ou rejeição não depende da Shopee, a não ser que a conta recebedora seja da ShopeePay. A decisão é da instituição que recebeu o Pix, após a análise.
Os motivos mais comuns para a rejeição são:
Saldo Indisponível: A conta do recebedor já estava sem saldo no momento em que a notificação foi enviada, impossibilitando o bloqueio e a devolução do valor.
Transação Não Classificada como Fraude: A instituição recebedora não identificou o Pix como fraude após a análise interna deles.
Uma vez que o pedido é rejeitado pela instituição recebedora, não é possível reverter a decisão ou reabrir o processo.
| Saldo bloqueado por infração
Se você recebeu uma notificação sobre um bloqueio em seu saldo, isso significa que a pessoa que enviou o Pix para você abriu um pedido de reembolso por suspeita de fraude (MED).
O bloqueio é uma medida de segurança obrigatória para garantir a devolução, se necessário.
O valor passará por análise de até 7 dias corridos.
Se o pedido for aprovado: O valor será devolvido à conta de origem.
Se o pedido for rejeitado: O valor será liberado e voltará a ficar disponível para uso normal na sua carteira ShopeePay.